Em Penedo de Cima, comunidade de São Lourenço da Mata (Pernambuco), crianças e adultos se divertem na quadra ao lado da escola municipal. Nem sempre foi assim. O terreno onde hoje os mais de 100 meninos e meninas da escolinha Jogada do Futuro treinam, um dia foi baldio, irregular e sem iluminação. Embora, eventualmente, visse jogos de futebol de alguns, também era palco de desentendimentos e servia ao uso de drogas. A construção do projeto #14 da love.fútbol junto com a comunidade deu novos ares ao espaço, que hoje é ponto de encontro, local de treino e foco atividades positivas.

 

Izaque, 13 anos, viu a transformação do espaço desde o começo, em 2014, e conta o que o projeto mudou na comunidade:


“Eu nem sonhava que ia ter uma quadra aqui. Quando o projeto começou eu ia todos os dias, tentava participar, ia para o terreno só para ver a máquina passando. Eu queria participar porque sabia que um dia ia servir para mim. Hoje em dia, muita gente vem para cá, todos os dias. Mais pessoas jogam futebol. E ninguém arruma confusão, nem briga. A gente sabe que tem gente que usa drogas na comunidade, mas que deixa de usar no tempo em que está aqui, jogando. Porque a vontade de jogar é maior. Sem a quadra, a gente jogava onde dava ou ficava em casa. E o futebol me deixa animado, feliz”.


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas e ajude-nos a espalhar a missão da love.fútbol para mais pessoas! :)


Quer contribuir com a missão de fortalecer comunidades através da paixão pelo futebol?

Comment