Magrão e goleiros. Albieres no centro.

Por Breno Lacet*

Richardson tem sete anos e abre um sorriso sempre que colocado à frente de uma bola de futebol. Na última quinta-feira (05), a bola que entrou no gol da Arena Social Penedo veio de um pênalti batido por ele, de sorriso no rosto. Na baliza, Alessandro Beti Rosa, Magrão, 37 anos e goleiro do Sport Club do Recife há dez.

Quem costuma defender o mesmo posto, às terças e quintas, é Albieres, 10 anos, pequeno goleiro da comunidade. Com olhar atento e de admiração, ele observava junto às outras crianças o momento de celebração de Sostinho, como Richardson é conhecido entre seus colegas de futebol.

Todas elas fazem parte do projeto de futebol educacional Jogada do Futuro, uma iniciativa da love.fútbol e Arena Pernambuco, na Escola Municipal Paulo Gomes de Araújo, em São Lourenço da Mata-PE. O projeto atende hoje, entre meninos e meninas, cem crianças e jovens entre 7 e 15 anos na quadra de Penedo de Cima.

A substituição dos goleiros - sai Albieres, entra Magrão - foi por um bom motivo: a última quinta-feira foi um dia de celebração. Explico: há pouco mais de um ano, em 24 de fevereiro de 2014, comemoramos a inauguração da Arena Social Penedo, nosso projeto #15. 

Gilberto Nascimento, o Giba, lembrou de seu primeiro dia de trabalho na Escola: "Logo de cara, percebi certa agitação nas crianças e, às vezes, algum comportamento agressivo. Na época, eu não podia dar brinquedos a todos, mas pensei que o único brinquedo capaz de fazer com que todos brincassem ao mesmo tempo era uma bola. Como não tinha uma, peguei papel e fita adesiva e improvisei uma bola. Para mim, aquela bola de papel simboliza o começo do sonho de mais espaços de lazer para a criançada de Penedo".

Magrão e Giba.

Magrão e Giba.

Para fechar a tarde de lembranças e euforia dos pequenos - e dos grandes, incluindo-me aí - Magrão destacou a importância daquele espaço para Penedo de Cima. Relembrando momentos da sua infância na Cohab de Carapicuíba (SP), ele aconselhou: "É muito bom ter um lugar para poder brincar. Espero que vocês possam cuidar desse projeto e chamar cada vez mais aqueles que precisam para essa quadra, para curtir e para brincar. Porque é isso que toda criança e todo jovem devem fazer".

Terminamos o dia gratos pela visita de nosso convidado e a oportunidade recíproca de incluir Penedo de Cima na trajetória do nosso movimento. Como todas as quadras e campos da love.fútbol, aquele espaço é um lugar para curtir e para brincar, mas é também um ambiente de alegria e sonhos. Os sorrisos de todas as idades na última quinta-feira reforçaram nosso coro: com uma bola no pé e um espaço para jogar, todos sorrimos e sonhamos igual a Sostinho na hora do gol.

O sorriso de Sostinho. :)

O sorriso de Sostinho. :)

*Breno Lacet tem 23 anos e faz parte do movimento love.fútbol desde 2012.

Quer ver mais fotos da visita de Magrão? Quer acompanhar as novidades love.fútbol? Segue a gente no Facebookno Twitter e Instagram. :)


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas e ajude-nos a espalhar a missão da love.fútbol para mais pessoas! :)


Quer contribuir com a missão de fortalecer comunidades através da paixão pelo futebol?

Comment