Futebol, um instrumento de paz

Projeto #12 love.fútbol no Complexo do Alemão (RJ), inaugurado há quase dois anos.

por Breno Lacet

Estivemos no Complexo do Alemão (RJ) em 2013. Há quase dois anos, em 7 de abril, ocupamos a Rua Canitar com o futebol para celebrar a reinauguração do campo comunitário. Crianças, jovens e adultos participaram daquela festa, munidos de sorrisos e sonhos para aquele espaço e para a sua comunidade.

Nas últimas semanas, o mesmo Complexo vem ocupando o noticiário nacional. O cenário, no entanto, não é de celebração e a munição, dessa vez, interrompe sonhos.

Sabemos: a construção de uma cultura de paz, infelizmente, é um desafio que se repete em comunidades do mundo inteiro. Tendo esse desafio como estímulo, as Nações Unidas estabeleceram, desde 2014, o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento

Nas ações comemorativas do Dia para a 2015, a love.fútbol marcou presença. Fomos selecionados, entre organizações do mundo inteiro, como uma dez melhores no concurso audiovisual do United Nations Office on Sport for Development and Peace. Nosso vídeo, que pode ser visto abaixo, junto com os belos trabalhos de outras organizações, será exibido nos canais ‪#‎UNOSDP‬ e em eventos selecionados.

Utilizar o esporte como uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento e inclusão social, cooperação, respeito à diversidade e fortalecimento de uma cultura de paz está no centro dos objetivos da love.fútbol para as comunidades parceiras. Para nós, o Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento é uma data para repensar desafios e fazer valer cada vez mais as palavras de Nelson Mandela marcadas nos muros de Villa Nueva (#projeto1) e Cachoeira (#projeto11):

"O esporte tem o poder de mudar o mundo,

o poder de inspirar,

o poder de unir as pessoas

e de falar um idioma que todos entendem.

O poder de criar esperança onde não existia.

O poder de ser um instrumento de paz"


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas e ajude-nos a espalhar a missão da love.fútbol para mais pessoas! :)


Quer contribuir com a missão de fortalecer comunidades através da paixão pelo futebol?

Andrew CartenComment