Texto original em inglês por Andrew Carter. Entrevista e tradução por Larissa Brainer.

Enquanto a Seleção dos Estados Unidos se prepara para enfrentar a Alemanha mais tarde no mata-mata da Copa do Mundo de Futebol Feminino, nós tivemos a chance de entrevistar Tiffany Roberts Sahaydak. Conhecida por ser uma zagueira imbatível e por seu espírito competitivo, Tiffany estreou na seleção com 16 anos e nunca olhou para trás. De ser uma participante do icônico time vencedor da Copa de 1999 a jogar na primeira Liga Feminina totalmente profissional dos EUA, Tiffany foi uma das muitas pioneiras na história do futebol feminino no País a pavimentar o caminho para outras e a correr atrás da paixão pelo esporte. Atualmente treinadora na Flórida, ela se esforça para passar adiante sua experiência e aprendizados para a próxima geração de aspirantes a estrelas do futebol feminino.

O que futebol significa para sua vida para além da sua experiência profissional?

Futebol É a minha vida! Me deu tantas oportunidades e me conectou com as pessoas mais maravilhosas do mundo! Eu amo como o futebol aproxima culturas e pessoas.

Como o futebol pode contribuir para as discussões de gênero? Que tipo de impacto o esporte pode trazer para a vida de meninas e mulheres?

O esporte é um presente maravilhoso para qualquer ser humano. Não oferecer esse presente para meninas e mulheres é paradoxal! Devia ser um direito humano! Os esportes ajudam a ensinar lições para a vida como trabalho em equipe, responsabilidade, perseverança... só para dizer algumas. Também têm impacto na auto-confiança e na saúde. Os benefícios do esporte ficam para sempre. É tudo muito positivo!

Tiffany com as filhas Layla (7) e Evie (5) no acampamento de futebol que ela gerencia na University of Central Florida e que contou com 150 meninas.

Tiffany com as filhas Layla (7) e Evie (5) no acampamento de futebol que ela gerencia na University of Central Florida e que contou com 150 meninas.

Como você acha que seria o mundo se todas as garotas tivessem o direito a jogar garantido? O que as pessoas podem fazer nesse sentido?

Como falei, os benefícios são muito positivos. Eu amo como o esporte pode ajudar mulheres com confiança e habilidades de liderança. O esporte ajuda mulheres a se sentirem confiantes para assumirem papéis de liderança na comunidade. Comunidades e líderes podem dar oportunidades iguais para meninas e mulheres. Criar eventos especiais que ajudem a incentivar meninas e mulheres a jogar. Além disso, educar as famílias sobre todos os benefícios que o esporte pode gerar para as garotas. Precisamos que os pais apóiem e acreditem nisto também.

Que mensagem você tem para as garotas que gostam e querem jogar futebol?

Se garotas querem jogar futebol... apenas joguem! Entrem em ação... juntem suas amigas e apenas saiam para jogar! 


Primeira vez por aqui? love.fútbol é um movimento que mobiliza e integra comunidades através do futebol, enquanto elas planejam, constroem e mantém seus próprios campos. Sonhamos com um mundo onde todas as crianças tenham a oportunidade de expressar plenamente sua paixão pelo jogo. Conheça a love.fútbol.


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas e ajude-nos a espalhar a missão da love.fútbol para mais pessoas! :)


Quer contribuir com a missão de fortalecer comunidades através da paixão pelo futebol?

Comment