As pessoas com frequência perguntam sobre sustentabilidade no setor de desenvolvimento social. É uma das palavras-chave. É uma pergunta difícil de responder - e um objetivo a atingir. O que é sustentabilidade? O que é verdadeiramente sustentável?

Nas áreas onde a love.fútbol trabalha no mundo, há desafios importantes. Na Guatemala, terremotos não são raros e tivemos quadras LF danificadas por deslizamentos. Mais recentemente, o nosso último projeto inaugurado, em Massangana, no Cabo de Santo Agostinho (PE) foi atingido por uma enorme inundação, em julho, três meses depois da inauguração. Há décadas o rio não chegava a um nível tão alto.

É impossível não olharmos para as fotos do incidente e não sentir tristeza. Meses de trabalho coletivo levados pela água. Ao mesmo tempo, um forte desejo de reconstrução toma conta. Um desejo que reverbera em quem acompanhou e participou do projeto. "O que fazer?" é uma das questões que vem à mente.

Em momentos como esse, uma base comunitária sólida e unida é o diferencial, a principal ferramenta de reconstrução. “Algumas pessoas falam que a última vez que aconteceu algo tão forte foi nos anos 70. Agora, vamos juntar forças para reerguer a Arena”, afirmou Joelma dos Anjos, membro da comissão de gestão do campo, formada durante o projeto.

As mesmas mãos que construíram muretas, recolheram destroços e limparam o campo, após o alagamento. A comissão de gestão levantou verba para recuperar o piso e retomar os jogos e a fonte de arrecadação. Criando, assim, caixa para a reconstrução. Parceiros estão se prontificando a fornecer maquinário, materiais e angariar recursos. Reuniões estão sendo conduzidas para que mais pessoas possam contribuir e novos mutirões estão sendo articulados. A comunidade é, mais uma vez, protagonista na realização do próprio sonho.

Campo do projeto #18, em agosto de 2015.

Campo do projeto #18, em agosto de 2015.

A mobilização em curso nos mostra que a rede criada em torno do projeto permanece e se faz presente, ativa. Mais do que na criação de algo, a verdadeira sustentabilidade reside na capacidade de reconstrução e reorganização diante das adversidades. A inauguração da Arena Massangana celebrou um começo. A inundação mostrou o poder que o projeto tem e a força que ele revela nas pessoas, em uma comunidade inteira.


Se quiser contribuir com a reconstrução da Arena Massangana de alguma forma, entre em contato conosco no info@lovefutbol.org. A família love.fútbol e a comunidade agradecem. :)


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas e ajude-nos a espalhar a missão da love.fútbol para mais pessoas! :)


Quer contribuir com a missão de fortalecer comunidades através da paixão pelo futebol?

Comment