No último mês, a família love.fútbol começou um novo projeto, em parceria da escolinha de futebol Sensação FC, de São Lourenço da Mata (PE), e a Brazil Foundation. Uma das tarefas é implantar a metodologia de futebol educacional da ONG streetfootballworld, o Futebol3. Para isso, na semana passada, recebemos o amigo e parceiro da Fundação EPROCAD, Gerson Fonseca, que deu uma capacitação para o nosso time e realizou o primeiro jogo de Futebol3 com as meninas e os meninos do Sensação, que existe desde 2009 e atende cerca de 250 crianças e jovens da comunidade de Tiúma.

Já falamos sobre a metodologia Futebol3 aqui mesmo no blog. No site da streetfootballworld dá para saber com detalhes como o método funciona, conhecer o manual e várias iniciativas de Fut3 no mundo. “A metodologia tem uma sintonia muito forte com os valores da love.fútbol. Os ensinamentos passados sem dúvida vão ajudar a potencializar o legado nas comunidades”, afirmou Pedro Leal, nosso coordenador-assistente de projetos.

Gerson explica à turma como jogar com o Futebol3.

Gerson explica à turma como jogar com o Futebol3.

Em Tiúma, começamos a atividade com algumas dinâmicas de entrosamento - meninos e meninas sempre juntos, antes de ir para a apresentação da metodologia para as crianças. Foram quatro times, que criaram as próprias regras do jogo para depois debaterem sobre as partidas e valores como Cooperação e Respeito. “Perceber na prática o potencial pedagógico que o futebol tem a oferecer é realmente paradigmático. Bem executado, certamente vai trazer um novo olhar para o esporte à comunidade, ao possibilitar a criatividade, consciência crítica e autonomia. Estou muito animado para colocar em prática a metodologia e trabalhar em inovações que tenham no DNA o tempero love.fútbol”, disse Rodrigo Édipo, coordenador de ativações.

No mesmo dia, foi aniversário de Pedro e teve parabéns e bolo com todo mundo junto! Antes de encerrar, uma partidinha com toda a equipe, claro! :)

Agradecimentos para Gerson e EPROCAD, pela disponibilidade, paciência e colaboração e a Brazil Foundation, apoiadora do projeto. #somoslovefutbol


Primeira vez por aqui? A love.fútbol é um movimento que mobiliza e integra comunidades através do futebol, enquanto elas planejam, constroem e mantém seus próprios campos. Sonhamos com um mundo onde todas as crianças tenham a oportunidade de expressar plenamente sua paixão pelo jogo. Conheça a love.fútbol.
 


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas e ajude-nos a espalhar a missão da love.fútbol para mais pessoas! :)


Quer contribuir com a missão de fortalecer comunidades através da paixão pelo futebol?

Comment