Futebol para o desenvolvimento e o trabalho em rede

Onze organizações de diferentes regiões do Brasil estiveram presentes no 10º Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, na última semana de maio. O evento, facilitado pela ONG streetfootbalworld Brasil, reuniu profissionais do setor de futebol social para discutir estratégias de expansão e uso da metodologia elaborada pela rede, disponível no Manual de Futebol para o Desenvolvimento.

A anfitriã do encontro foi a organização paraibana Beira da Linha, que promove oficinas de artesanato envolvendo as famílias do público beneficiário, atividades esportivas, cursos profissionalizantes, encaminhamento de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho através do programa de aprendizagem e formação dos educadores em bairros periféricos da capital paraibana.

Na agenda, visitas às instalações do projeto Beira da Linha, na comunidade do Alto do Mateus, uma das mais pobres da cidade e à Vila Olímpica da Parahyba, complexo esportivo criado para fomentar o esporte em João Pessoa. Diversas modalidades e diversos grupos utilizam diariamente o espaço. "As discussões foram bem construtivas. O compartilhamento de experiências feito por cada organização agrega conhecimento para cada organização presente e para a rede também. A comunidade é realmente um grande instrumento de construção coletiva de uma metodologia para o futebol para o desenvolvimento", falou o Coordenador de Projetos da love.fútbol, Pedro Leal, que representou a LF no encontro pela primeira vez.


Primeira vez por aqui? A love.fútbol é um movimento que mobiliza e integra comunidades através do futebol, enquanto elas planejam, constroem e mantém seus próprios espaços para esporte e lazer. Sonhamos com um mundo onde todas as crianças tenham a oportunidade de viver e expressar plenamente sua paixão pelo jogo. Cadastre seu email e receba novidades e informações direto na sua caixa de entrada! :)