Brenda Gutiérrez, 22 anos, Carlos García, 22, e Esteban Aguilar, 25, jovens da comunidade El Coyol, em Gustavo Madero - México, onde está acontecendo o projeto Fútbol Matters, participaram do último Young Leaders Summit (Encontro de Jovens Líderes), promovido pelo Manchester City, que também é patrocinador do Fútbol Matters.

O evento reuniu 60 jovens de vários países na City Football Academy, em Manchester, na Inglaterra, para quatro dias de atividades e capacitações que reforçam o poder do futebol como ferramenta para Educação, Saúde e Inclusão.

Entre as atividades, Brenda, Carlos e Esteban tiveram que criar uma oficina para oferecer a crianças de 6 a 7 anos, estudantes de escolas públicas de Manchester. 

Entre as atividades, Brenda, Carlos e Esteban tiveram que criar uma oficina para oferecer a crianças de 6 a 7 anos, estudantes de escolas públicas de Manchester. 

O projeto Fútbol Matters foi selecionado para partipar da campanha global Cityzens Giving 2016-2017, junto com outras cinco iniciativas. Para o Young Leaders Summit, foram convidados jovens envolvidos nos projetos de todas as organizações participantes da campanha.

Confere o que eles disseram sobre essa experiência:

Carlos: Foi uma experiência muito boa. Realmente, gostei muito. Pratiquei algo que nunca tinha feito, que era trabalhar com crianças. Gostei de ser um treinador, é algo que eu poderia continuar a aprender para por em prática. O idioma (inglês) me complicou, mas não é um obstáculo para se abrir. Não podemos nos fechar ou buscar desculpas. Agora, como meta, vou aprender inglês. Fico feliz com essa oportunidade que tive.

Brenda: O evento foi uma experiência nova pela convivência com gente de outros países. Se comunicar e fazer várias atividades com pessoas que não falam o seu idioma cria uma forma dinâmica e única de ver as coisas e viver diferentes experiências e aprendizagens.

Esteban:  Minha impressão é que com a convivência criada no evento conseguimos ver as forças e fraquezas dos projetos de outros países de forma comparativa, e, assim, poder aplicar o que nos ajuda. Consegui perceber a importância de uma melhora contínua em um projeto, de ter sempre uma atitude positiva, capacidade de liderança com todas as virtudes que ser líder implica, além de praticar as dinâmicas com os treinadores para aplicá-las no futuro.

Emilio, coordenador local do projeto e responsável pelos jovens no evento: Aprendi que para ser líder é preciso desenvolver grande capacidade de empatia, de compreender e se colocar no ligar do outro: o que necessitam, o que gera insegurança, que detalhes precisam ser explicados com mais cuidado, o que buscam em uma capacitação. Tirei essa lição de diversos papéis: os organizadores do evento, que cuidaram de diversos detalhes; os companheiros com maior e menor experiências, e também dos patrocinadores, mas, sobretudo, dos beneficiários.


Primeira vez por aqui? A love.fútbol é um movimento que mobiliza e integra comunidades através do futebol, enquanto elas planejam, constroem e mantém seus próprios espaços para esporte e lazer. Sonhamos com um mundo onde todas as crianças tenham a oportunidade de viver e expressar plenamente sua paixão pelo jogo. Cadastre seu email e receba novidades e informações direto na sua caixa de entrada! :)


Siga-nos no Instagram

Comment