Moradores de Brasília Teimosa (Recife-PE) inauguram espaço esportivo na orla, no próximo sábado (17)

Fotos: Priscilla Buhr para love.fútbol

A comunidade de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, inaugura neste sábado (17), o campinho e espaços de lazer públicos requalificados pelos próprios moradores. A inauguração da Arena Brasília Teimosa terá início às 15h, no campinho localizado na orla do bairro. Haverá cerimônia de corte da fita com representantes da comunidade e das instituições envolvidas na ação, apresentações de grupos culturais locais de Capoeira, Frevo, Maracatu e danças populares e as partidas de futebol inaugurais.

O projeto, realização da love.fútbol, foi financiado por campanhas de arrecadação de fundos da ONG estadunidense Negus World e da love.fútbol Japão. No total, as organizações levantaram 71 mil reais para a iniciativa, que contou também com recursos do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife; com a coordenação local do projeto social Driblando o Crack; e com o apoio da Prefeitura do Recife, que doou tintas, material de grafitti e mudas, viabilizou a melhoria da iluminação do entorno e a liberação de uso do terreno para o projeto. Este é o sexto projeto da love.fútbol em Pernambuco e o primeiro realizado na capital do estado, sede da organização no Brasil.

"Estou muito feliz por poder representar os 200 japoneses que doaram para a realização desse projeto, que vai contribuir com a vida de tantas crianças. É muito bonito como as pessoas estão participando ativamente dele, pelas crianças e pela comunidade. Isso nos mostra como o espaço é uma plataforma para conectar pessoas", afirmou o fundador do capítulo japonês da love.fútbol Ryoya Kato, que veio ao Brasil para acompanhar o projeto e a inauguração. Kato coordenou a campanha de doação online, no Japão, realizada no primeiro semestre deste ano.

 Kato coordenou a campanha de doação online, no Japão, realizada no primeiro semestre deste ano.

Kato coordenou a campanha de doação online, no Japão, realizada no primeiro semestre deste ano.

 Já a Negus World, anualmente realiza a "Negus World Wide Party", festa que ocorre simultaneamente em diversos países, em prol de projetos sociais. A edição de 2015 foi dedicada à realização de um projeto love.fútbol no Brasil. Na ocasião, o grupo criou uma música exclusiva para a campanha, chamada "Tamo Junto", que mistura ritmos brasileiros e afroamericanos.

"Ficamos felizes em contribuir com as crianças do Recife com a nova arena. Escolhemos o Brasil porque depois da Copa do Mundo de 2014, percebemos que muitas crianças ficaram de fora desse grande evento e assim buscamos a love.fútbol. Naquela edição, contamos com 20 comunidades diferentes, de diversos países, como por exemplo Senegal, Uganda e China. Conectar comunidades por meio da música e de eventos simultâneos nos permite compartilhar e aprender sobre nossas culturas, dando início a um processo reparador. É um momento em que nós não pensamos sobre todas as coisas que geram preconceitos no mundo", explicou o co-fundador e Diretor Executivo da Negus World Johwell St-Cilien, que também está no Recife para acompanhar o projeto e a inauguração.

 Johwell e Kirara Fujio, jogadora japonesa do Sport Recife, durante ação voluntária em Brasília Teimosa.

Johwell e Kirara Fujio, jogadora japonesa do Sport Recife, durante ação voluntária em Brasília Teimosa.

O campinho, localizado na faixa de areia entre a Avenida Brasília Formosa e o quebra-mar, recebeu novas traves, alambrado de eucalipto tratado e redes de nylon, para evitar a "fuga" das bolas para áreas de risco para as crianças. O entorno também passou por requalificação com pintura de parques infantis, grafitagem de muros, instalação de bancos, pergolado, lixeiras, traves de futevôlei e placas de sinalização para conscientizar motoristas a reduzirem a velocidade ao passar pelos espaços e os cidadãos a cuidar da manutenção dos equipamentos.

Desde a fase inicial, de mobilização dos moradores do bairro até a fase final, voluntários da comunidade dedicaram mais de mil horas de trabalho ao projeto. No mutirão realizado no dia 10 de novembro, 110 voluntários colaboraram com atividades de construção, pintura de equipamentos de lazer, limpeza da orla, plantio de mudas e instalação de sinalização de segurança e atitude cidadã no entorno do campo. "O mutirão do último sábado me fez acreditar que quando estamos juntos tudo é possível. Foi muito gratificante trabalhar de novo com algumas pessoas, como no começo de tudo no bairro. O projeto traz uma oportunidade de usar a orla de Brasília Teimosa de uma forma recreativa e educativa", afirmou Celeste Valença, 62 anos, voluntária e Capitã de Meio Ambiente da Rede de Vizinhos formada durante o projeto.

Antes do projeto ter início, o espaço era usado para as atividades do Driblando o Crack, que atende 130 crianças e jovens do bairro; e por uma média de 270 pessoas por semana. "A expectativa é que esse número cresça e que a comunidade use e se aproprie cada vez mais do espaço, tanto para lazer quanto para projetos de impacto social. Nosso objetivo em todos os projetos é redefinir o espaço público, criando um sentimento de valorização e apropriação, aproveitando o processo de construção físico para a formação e reforço dos laços e da capacidade da comunidade se organizar coletivamente e liderar seus próprios projetos", explica o Gerente de Projetos da love.fútbol Pedro Leal.

Sobre a love.fútbol: A love.fútbol desenvolve, em parceria com as comunidades, campos e quadras de futebol que agem como centros comunitários e catalisadores para mudanças sociais sustentáveis. A comunidade é capacitada para ter um papel de liderança no planejamento, construção e gestão dos espaços. Mais do que campos de futebol, os projetos simbolizam conquistas comunitárias e promovem a apropriação e valorização do espaço público. Desde 2006, a organização já alcançou 33 comunidades rurais e urbanas, na Guatemala, no Brasil, na Argentina, no México, na Índia, no Egito e na Colômbia. Em Pernambuco, a organização já realizou projetos em São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Garanhuns, no Agreste do estado.

Sobre a Negus World: Organização social estadunidense fundada em 2007, com o objetivo de criar conectar comunidades do mundo por meio da arte e de eventos e usar essa conexão para beneficiar crianças em situações de vulnerabilidade em lugares diferentes do mundo.