Voluntários #lovefútbol batem um bolão no #JogodoBem

O #JogodoBem foi um espetáculo dentro e fora das quatro linhas. A comemoração dos 10 anos da #lovefútbol, com a partida beneficente que levou mais de 20 mil pessoas à Arena de Pernambuco foi um show de solidariedade, do campo - com estrelas da música e do futebol - à arquibancada - com o público engajado, alegre, diverso e unido em prol de causas importantes. E nos bastidores de tudo isso, nossos voluntários baterão um bolão.

Read More
O que o projeto de quadra de futebol ensinou a uma comunidade sobre sustentabilidade

Na metodologia de trabalho da love.fútbol, a comunidade é capacitada para que depois da inauguração do projeto, possa gerir com autonomia o novo espaço. É formada uma Comissão mista de gestão, que fica responsável - com nosso suporte - por buscar a sustentabilidade e a manutenção da nova quadra ou campo. 

Read More
Por que #LFNaEstrada?

No quinto e último dia de chão já estávamos exaustos após seis cidades visitadas e mais de 1200 km percorridos de carro. Mesmo com a carga da longa viagem, varamos a madrugada enfurnados num pequeno quarto de hotel em Garanhuns (nossa última parada), anotando cada detalhe da expedição que acabávamos de realizar pelo Sertão pernambucano e alagoano. A ideia era não deixar escapar nada e o motivo para tanto esforço é o anseio de explicar a magia que se manifesta na love.fútbol todas as vezes que imergimos nas comunidades.

Read More
#LFNaEstrada - O que ficou depois de mais de mil quilômetros e cinco dias de estrada

A história da primeira edição da caravana #LFNaEstrada começou a ser escrita com um e-mail despretensioso enviado por Paula para a love.fútbol. A sertaneja de Petrolândia (PE), a 430 km do Recife, estava em busca de algum tipo de apoio para um projeto de escolinha da cidade, liderado por Silvano, um desses apaixonados por futebol que lutam como podem para transformar vidas de jovens e crianças da comunidade em que vivem.

Read More
Como uma quadra de futebol mudou hábitos em uma comunidade

Em Penedo de Cima, comunidade de São Lourenço da Mata (Pernambuco), crianças e adultos se divertem na quadra ao lado da escola municipal. Nem sempre foi assim. O terreno onde hoje os mais de 100 meninos e meninas da escolinha Jogada do Futuro treinam, um dia foi baldio, irregular e sem iluminação. Embora, eventualmente, visse jogos de futebol de alguns, também era palco de desentendimentos e servia ao uso de drogas. A construção do projeto #14 da love.fútbol junto com a comunidade deu novos ares ao espaço, que hoje é ponto de encontro, local de treino e foco atividades positivas.

Read More
Futebol, paixão presente também nos I Jogos Mundiais Indígenas

Atletas de etnias indígenas de 30 países se encontraram nos I Jogos Mundiais Indígenas, no Tocantins. Durante os 13 dias de atividades, houve competições de esportes indígenas e esportes ocidentais competitivos. Segundo a organização dos Jogos, o foco do evento não é estimular a competição, mas a integração entre diversas etnias e o resgate da identidade através dos esportes.

Read More
Voluntários #lovefútbol participam de mutirão em São Lourenço da Mata (PE) #sejalovefútbol

Fita métrica, balança, câmera fotográfica, estetoscópio, sorrisos no rosto e vontade de contribuir com a comunidade. Essas foram as ferramentas dos voluntários #lovefútbol no último sábado (11), para o mutirão de avaliação física da escolinha de futebol educacional Sensação FC, de Tiúma, São Lourenço da Mata (PE).

Read More
Futebol3: esporte para estimular a criatividade e consciência crítica

No último mês, a família love.fútbol começou um novo projeto, em parceria da escolinha de futebol Sensação FC, de São Lourenço da Mata (PE), e a Brazil Foundation. Uma das tarefas é implantar a metodologia de futebol educacional da ONG streetfootballworld, o Futebol3. Para isso, na semana passada, recebemos o amigo e parceiro da Fundação EPROCAD, Gerson Fonseca, que deu uma capacitação para o nosso time e realizou o primeiro jogo de Futebol3 com as meninas e os meninos do Sensação, que existe desde 2009 e atende cerca de 250 crianças e jovens da comunidade de Tiúma.

Read More
Numa comunidade do Agreste de PE, mulheres enfrentam preconceitos em nome da paixão pelo futebol.

No dia a dia da love.fútbol, uma das etapas do nosso trabalho é a identificação de comunidades. Na prática, visitamos localidades, conhecemos as pessoas e ouvimos as suas histórias. É comum que em alguns desses lugares a conexão aconteça logo nas primeiras conversas. São o que a gente costuma chamar de “comunidades love.fútbol”.

Read More
O futebol como pano de fundo para discutir questões sociais

Que jogar futebol é divertido, faz bem à saúde, é apaixonante e estimulante, muita gente sabe e sente. O que talvez nem todo mundo tenha informação é que há pessoas no mundo inteiro usando o futebol como plataforma para trabalhar temas complexos, que vão desde questões de gênero à educação sexual. A isso se dá o nome de futebol educacional. Sim. O esporte pode ir muito além das regras e tarefas próprias a ele. Pode servir como pano de fundo e ferramenta lúdica para colocar as pessoas em contato com temáticas sociais importantes e que não são abordadas facilmente no cotidiano.

Read More
"Crianças não pertencem a prisões" #ReduçãoNãoÉSolução

“As crianças não pertencem a prisões. As crianças não devem ser mantidas em instituições fechadas privadas de cuidados, de amor e acolhimento. Elas pertencem às escolas, aos parques infantis e aos ambientes domésticos seguros” Mona Rishmawi, representante do escritório de direitos humanos no Congresso da ONU de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal.

Read More
Por que jogamos pra elas? Por Larissa Brainer - #JogaPraElas

Jogamos pra elas porque um dia, em algum lugar, um "não" foi dito a uma menina que quis jogar uma partida de futebol na rua. Porque na seleção dos times, há uma menina que não tem chance ou é a última a ser escolhida. Porque há comunidades, bairros e escolas em que as meninas sequer são consideradas para ocupar um campinho. Porque pouco se sabe sobre a história do futebol feminino (ou sobre o presente, muitas vezes). Porque há lugares, como o Zanzibar, em que muitas mulheres são julgadas como "imorais" por jogar futebol. Porque há quem diga que "futebol não é coisa de mulher". Porque em algum momento, o direito de jogar e se divertir com o futebol foi (ou é) negado a meninas e mulheres. 

Read More
love.fútbol #entrevista - Megan Shutzer: "É possível ser mulher, muçulmana e jogadora de futebol" #JogaPraElas

A love.fútbol encontrou com Megan e seu documentário entitulado New Generation Queens: uma história de futebol do Zanzibar enquanto procurava por histórias de impacto para compartilhar. O filme de Megan conta a história do futebol através da perspectiva de um time feminino em um dos lugares mais improváveis: Zanzibar, a parte semi-autônomo da Tanzânia, na costa leste da África, onde o futebol é rei, mas não é para mulheres jogarem. Essa é uma história sobre futebol, mas mais importante, é uma história sobre empoderamento de mulheres e a jornada para desafiar estereótipos consolidados e se expressar livremente. Megan conseguiu um tempo na ocupada agenda para responder algumas perguntas sobre o documentário e o próprio relacionamento com o futebol.

Read More
love.fútbol #entrevista a campeã mundial e medalhista olímpica dos EUA Tiffany Roberts

Enquanto a Seleção dos Estados Unidos se prepara para enfrentar a Alemanha mais tarde no mata-mata da Copa do Mundo de Futebol Feminino, nós tivemos a chance de entrevistar Tiffany Roberts Sahaydak. Conhecida por ser uma zagueira imbatível e por seu espírito competitivo, Tiffany estreou na seleção com 16 anos e nunca olhou para trás. De ser uma participante do icônico time vencedor da Copa de 1999 a jogar na primeira Liga Feminina totalmente profissional dos EUA, Tiffany foi uma das muitas pioneiras na história do futebol feminino no País a pavimentar o caminho para outras e a correr atrás da paixão pelo esporte. Atualmente treinadora na Flórida, ela se esforça para passar adiante sua experiência e aprendizados para a próxima geração de aspirantes a estrelas do futebol feminino.

Read More
#entrevista - Aira Bonfim/Museu do Futebol: "Foram anos de construção de uma ideia equivocada que o esporte não pertencia ao universo feminino" #JogaPraElas

Qual a participação das mulheres no esporte mais popular do Brasil? O que sabemos sobre a história do futebol feminino? Em maio deste ano, o Museu do Futebol abriu uma exposição permanente chamada Visibilidade para o Futebol Feminino, para responder essas perguntas e contar décadas de uma história muitas vezes esquecida. A pesquisadora do Museu do Futebol Aira Bonfim nos conta muito sobre a história do futebol feminino no Brasil e como ela influenciou e influencia até hoje os rumos da modalidade. Aira participou da implantação do Centro de Referência do Futebol em 2011 e tem uma história familiar com o futebol, herdada do avô goleiro, que despertou a curiosidade em praticar o esporte.

Read More
Bola pra frente. Pedrinho Fonseca para #JogaPraElas

Irene,
bola para a frente. Sempre que o mundo tentar te derrubar, te atacar, te derrotar. Bola para a frente quando ameaçarem os seus sonhos mais particulares, anularem teus desejos mais expressos, desafiarem tuas virtudes mais sólidas. Bola para a frente se a cama parecer o melhor lugar (não é), quando a comida parecer não ter gosto (tem), quando o choro não quiser cessar (enxuga a tristeza líquida, filha). Bola para a frente sempre que a dor esconder teu sorriso.

Read More
Larissa BrainerComment
#lovefutbol Entrevista - Aline Pellegrino: "Ser mulher no Brasil e jogar futebol é uma luta diária." #JogaPraElas

Aline Pellegrino nasceu dois dias antes da semi-final em que o Brasil perdeu para a Itália em 1982, "assistiu" o Mundial da barriga da mãe. Nas palavras dela, ela já nasceu gostando do jogo. O amor pela bola a acompanhou sempre e a levou a uma carreira de 15 anos no esporte, a ser capitã da Seleção Brasileira de Futebol Feminino entre 2005 e 2013, a ser medalhista olímpica e hoje, co-diretora da organização Guerreiras Project, iniciativa internacional que usa o futebol como ferramenta para combater preconceitos de gênero. Nesse papo com a love.fútbol Aline nos fala um pouco do que é ser jogadora de futebol no Brasil, das dificuldades e do seu sonho para a modalidade.

Read More