Um meio, não um fim

Durante seis meses na comunidade de Villa Nueva, Guatemala, os co-fundadores da organização, Drew Chafetz e Alfredo Axtmayer, lançaram um desafio: implementar um projeto de quadra de futebol, convidando a comunidade e seus diversos grupos, a serem os líderes e verdadeiros protagonistas. O projeto contou com a participação de 90% das famílias.

A love.fútbol já atuou em comunidades distintas, envolvendo oito línguas diferentes e mais de quarenta mil horas de trabalho voluntário dos moradores, que possibilitaram muitas reflexões e aprendizados. Esses foram sistematizados para dar origem ao nosso Manual love.fútbol. Ele registra como se dá a implementação dos projetos, desde as estratégias de mobilização dos moradores, condução de reuniões de planejamento e construção coletiva, até as formas de ocupação e gestão do espaço. 

A metodologia desenvolvida pela love.fútbol promove a construção coletiva, apropriação de espaços públicos de lazer e fortalecimento comunitário, buscando servir como um primeiro passo e catalizador de mudanças sociais sustentáveis. Alguns princípios norteadores da nossa metodologia são:

I.            Realidade Local

II.          Desenvolvimento Baseado nos Ativos Locais (ABCD) 

III.        Desenvolvimento Dirigido pela Comunidade (CDD)

IV.     Articulação Social e Apropriação

V.      Gestão Coletiva 

Os projetos da love.fútbol são implementados através de parcerias estratégicas estabelecidas a nível local. A love.fútbol mobiliza a comunidade, proporciona a matéria prima e coloca em prática os métodos citados acima. Fundamentalmente, a love.fútbol desempenha um papel facilitador e consultivo para apoiar a comunidade na realização de seus próprios projetos de quadras de futebol.

Após quatro meses de atuação intensa, passada a inauguração e a formação da Comissão Gestora, a love.fútbol inicia um processo de redução gradual de sua presença em campo. As visitas do Representante love.fútbol começam a ficar mais esparsas, dialogando com o princípio da promoção e fortalecimento da autonomia da comunidade. Relatórios são enviados mensalmente e reuniões são realizadas para troca de experiências e lições aprendidas. 

O processo de planejamento, construção e gestão do espaço é uma oportunidade de colocar em prática e unir diversos recursos e grupos locais, fomentando a organização comunitária e contribuindo para que os moradores sejam capazes de se articular e realizar ações de forma autônoma. 

Entre outras, a metodologia de campos comunitários da love.fútbol tem sido reconhecida pelo  Football for Hope (FIFA) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Transformando Vidas Através do Futebol  (Nike e Ashoka), Talento e Inovação das Américas (OEA), Beyond Sports Awards, e Nações Unidas (ONU).