Começa com um lugar para jogar.

Por-do-sol em Cascades d'Ouzoud, Marrocos. Quando a primeira ideia sobre a love.fútbol veio à minha mente.

Por-do-sol em Cascades d'Ouzoud, Marrocos. Quando a primeira ideia sobre a love.fútbol veio à minha mente.

 
 

Dezembro de 2005

A história da love.fútbol começou no Marrocos. É um país apaixonado pelo futebol - embora, como sabemos, haja muitos. Na hora certa do dia, parecia que as crianças estavam correndo atrás de uma bola em cada esquina. No entanto, foi em um beco estreito, em uma cidade perto de Cascades d'Ouzoud, onde a love.fútbol realmente surgiu.

Era um jogo informal, 4 contra 4. com o jogador mais velho tendo aproximadamente 10 anos de idade. Em uma pequena abertura do beco, talvez três por oito metros, havia sido estabelecido o campinho de futebol. Correndo de cima para baixo e dividindo dois postes de pedra em cada extremidade, havia um canal de cerca de trinta centímetros de largura e profundidade.

As crianças saltavam para a frente e para trás sem esforço e sem olhar sobre o canal. A bola de plástico rachada ainda rolou relativamente bem sobre o paralelepípedo. Eles cresceram lá. O canal fazia parte do jogo.

A determinação e criatividade das crianças e jovens para jogar sempre foi algo muito bonito para mim. Tive a sorte de crescer em torno de todos os tipos de futebol improvisado em muitas outras partes do mundo - árvores e pneus como gols, espaços tortos, campos inclinados, irregulares, imperfeitos, mas ainda assim esses locais mantinham a grande força do jogo.

A grande força do futebol é a sua simplicidade. Você não precisa de um espaço perfeito para que possa servir perfeitamente. Nosso logotipo tenta capturar essa ideia.

Porém, esse momento no Marrocos foi diferente. Cruzou uma linha além do que eu considerava como a bela imperfeição do futebol. Foi aí que veio a pergunta: quais obstáculos existem entre as crianças e sua paixão pelo jogo mais simples e amado do mundo?

Desde a fundação da love.fútbol em 2006, aprendemos muito sobre essa questão. Em Zacapa, Guatemala, com um pouco da luz da lua, crianças jogavam futebol clandestino em terras proibidas, controladas por narcotraficantes. Fora de Khayelitsha, na Cidade do Cabo, África do Sul, eles correm entre carros para cruzar uma rodovia de oito pistas. Todos os dias eles driblam com os pés descalços em lixões, sobre vidros, cacos de metal e terrenos rochosos. E quando o sol finalmente se põe e fica muito escuro para brincar, eles caminham para casa à noite por bairros que não são seus. Mas talvez o mais comum seja o que não vemos - que silenciosamente, quase invisivelmente, sem um lugar decente para ir, eles param de tentar e o jogo sai de suas vidas.

O esporte, como a música, a arte e a dança, é um meio universal de expressão pessoal. Esses meios fazem parte do que nos define como humanos. Eles são algumas de nossas maiores fontes de saúde, esperança e felicidade. Eles nos conectam às nossas comunidades, a nós mesmos e ao mundo.

A love.fútbol existe como um esforço para garantir que cada criança tenha um lugar seguro para diversão e paixão.

Drew Chafetz
Cofundador e CEO
love.fútbol