Conheça Cohab 1, em Garanhuns, local do primeiro projeto love.fútbol no Agreste pernambucano

WhatsApp Image 2018-04-26 at 15.02.45.jpeg

A cidade de Garanhuns, agreste de Pernambuco, é conhecida por suas baixas temperaturas no inverno e pela efervescência cultural de seus festivais. Forró, Jazz, Hip Hop, o tradicional Reisado... É possível ouvir de tudo um pouco pelas ruas do município. Neste lugar de boa música e cerração (como é conhecida a neblina que ocorre devido ao frio e à umidade) está localizada a comunidade da Cohab 1, fundada em 1968 pela então Companhia de Habitação de Pernambuco e onde vivem, atualmente, 915 famílias.

Há mais de 20 anos, os moradores da Cohab 1 se encontram para jogar futebol no espaço conhecido como Campo do Chafariz. É neste campinho que a comunidade, a love.fútbol e os parceiros estão realizando o nosso primeiro projeto no interior de Pernambuco, com inauguração prevista para 30 de junho. 

Seu Gonzaga, Mestre de Reisado nomeado Patrimônio Cultural do Brasil e morador da região, contou um pouco da história e das características da comunidade.

“Antigamente, na década de 50, não tinha nada aqui onde hoje é a comunidade da Cohab 1. Aos poucos, as pessoas foram chegando, construindo suas casas e formando a vizinhança. É uma comunidade muito amiga, solidária e que gosta de estar envolvida coletivamente.”

O projeto love.fútbol na Cohab 1 é patrocinado pela rede de Home Centers Ferreira Costa, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e realizado em parceria com a organização local Lar da Creche Santa Maria.

Confira uma apresentação típica do Reisado de Seu Gonzaga no Festival de Inverno de Garanhuns.

Pedro CostaComment