Conheça Guabal, local do primeiro projeto love.fútbol na Colômbia

Localizada a 20km ao sul de Bogotá, capital da Colômbia, Ciudad Bolívar é um dos maiores centros populacionais do país, com cerca de 700 mil habitantes. No alto da cadeia montanhosa que ocupa 90% do território da cidade e alcança os 3 mil metros de altitude, se encontra a comunidade do bairro de Guabal. É lá onde está em andamento o primeiro projeto love.fútbol na Colômbia, em parceria com os moradores, a ESPN e a Fundación Colombianitos.

O terreno que abriga os dois campinhos que estão sendo reformados e o espaço de convivência para a comunidade está localizado na transição entre a zona urbana e a zona rural, esta última representa 73% da área de Ciudad Bolívar e é nascedouro de rios e canais importantes para o abastecimento da região.

Marlene Ortiz é uma das Capitãs do projeto e explica a importância da iniciativa não só para a o bairro do Guabal como para as comunidades vizinhas. "Queremos aproveitar esse espaço tanto para uso dos nossos filhos como para toda a comunidade. A ideia também é disponibilizar o espaço para localidades próximas, como a do bairro do Paraíso, que também sente a necessidade de um lugar seguro para se jogar futebol. O primeiro mutirão foi um sucesso e as expectativas só aumentam, assim como o apoio das pessoas em torno do projeto. Estamos bastante animados com os resultados e com o que está por vir."

Bryan Saavedra, morador do Guabal e Coordenador Local do projeto, destacou a capacidade de mobilização e a união como elementos fundamentais para o desenvolvimento das atividades. "É muito interessante a maneira como as relações são construídas dentro do projeto. Desde a fase de preparação, com as reuniões entre a equipe da love.fútbol e a comunidade, até a chegada de Emílio (Coordenador de Projetos da love.fútbol) para conduzir o primeiro mutirão e toda a troca de informações que acontece com as pessoas. Olho para os moradores e vejo eles com a moral elevada, com o sentimento de pertencimento do espaço maior. Nenhum outro espaço de Ciudad Bolívar se compara ao que estamos fazendo aqui."

É com esse entusiasmo que a comunidade se envolvendo nas ações e engajando ainda mais pessoas em Ciudad Bolívar. A inauguração da Cancha Guabal está prevista para o dia 14 de abril.

Leia também: COMUNIDADE SE UNE PARA REFORMAR CAMPINHOS EM BOGOTÁ

Confira algumas fotos da comunidade e do projeto: