Mais de 100 voluntários participam de mutirões do primeiro projeto love.fútbol na Ásia

Por Pedro Costa

Nem mesmo a temporada de chuvas mais forte dos últimos 115 anos conseguiu frear a energia dos moradores da comunidade de Bandepalya, localizada na cidade de Bangalore, no sul da Índia. O projeto, primeiro da love.fútbol no continente asiático, vivenciou com sucesso seu primeiro mutirão, no último dia 15 de outubro. Cerca de 100 voluntários participaram das atividades.

O projeto tem sido uma experiência inovadora para todos, já que o futebol não é o esporte mais praticado na Índia, mas ganhou mais popularidade em Bandepalya após o trabalho da organização Magic Bus, parceira local no projeto. A prática do futebol foi estimulada, colocando meninos e meninas para jogarem juntos. Antes, os garotos eram os principais ocupantes do espaço de jogo.

O segundo mutirão aconteceu no último dia 25 de outubro e contou com a participação de funcionários da ESPN, patrocinadora do projeto. "Está sendo incrível ver a mobilização da comunidade. Mesmo com as dificuldades decorrentes da chuva, os voluntários participaram ativamente das ações. Além disso, o intercâmbio cultural é grandioso, já que estamos tendo contato com outros esportes, como o críquete, que é muito popular, e também com as línguas Hindi e Kannada (dialeto tradicional da região)", afirmou o Diretor de Operações da love.fútbol, Manoel Silva.

VEJA TAMBÉM: 6 pontos-chave para mobilização e fortalecimento de comunidades

A inauguração está prevista para o dia 2 de novembro e quando concluído, o projeto irá beneficiar cerca de 1.200 crianças e jovens da região, além de receber um programa de futebol educacional coordenado pela Magic Bus.

O Projeto Bandepalya é patrocinado pela ESPN.