#JogodoBem: Como uma partida de futebol apoia projetos sociais

Muito mais do que uma partida festiva, o Jogo do Bem, capitaneado pelo meia Hernanes - embaixador da love.fútbol, é uma plataforma de incentivo a projetos sociais que fazem a diferença em Pernambuco. Na primeira edição, em 2016, duas instituições que cuidam do bem estar familiar foram beneficiadas. A Amar (Aliança das Mães e Familias Raras) e a Afeto (Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo) receberam um aporte financeiro e doações de alimentos para ampliarem o alcance de suas ações.

Agora, um ano e meio depois da primeira edição, as coordenadoras das duas organizações contam o impacto da arrecadação do Jogo do Bem no cotidiano dos projetos e na vida das pessoas atendidas por eles. De acordo com Poliana Dias, da Amar, os ganhos foram desde questões estruturais até o aumento da divulgação do trabalho com as famílias.

“Antes da verba do Jogo do Bem, a Amar não tinha estrutura de fisioterapia, terapia ocupacional e outros atendimentos dentro da nossa sede. Fazíamos contando com a ajuda terceiros. Hoje, conseguimos mobiliar as nossas salas com equipamentos, computadores e aumentamos nossa capacidade de apoio às doenças raras. Outro ganho relevante foi que chegamos até as mídias. Creditamos nosso trabalho. Pudemos contar nossa história e hoje temos mais parceiros ao nosso lado.”

Com a renda do Jogo do Bem, a Amar montou uma sala de fisioterapia para as crianças (Foto: Divulgação)

Com a renda do Jogo do Bem, a Amar montou uma sala de fisioterapia para as crianças (Foto: Divulgação)

A Amar também ficou responsável pelo destino de uma tonelada de alimentos arrecadados. Eles foram doados para 400 famílias do Recife e do interior de Pernambuco e ajudaram crianças e adultos que lidam com doenças como a microcefalia, por exemplo.

A Afeto, que cuida de pessoas com autismo, praticamente dobrou o número de pessoas atendidas pela instituição, graças a investimentos na estrutura, segundo Angela Lira.

“Com os recursos, conseguimos alugar a casa de trás da nossa sede e fizemos uma grande reforma, que durou cerca de dois meses. Antes do Jogo do Bem, trabalhávamos com 18 adultos e crianças. Hoje esse número chega a 30. Fizemos uma cozinha onde produzimos pizzas, sanduíches e sucos e montamos uma oficina de papel reciclado, para capacitar e gerar independência neles.”

A Afeto aumentou sua estrutura e conseguiu atender mais pessoas com autismo. (Foto: Divulgação)

A Afeto aumentou sua estrutura e conseguiu atender mais pessoas com autismo. (Foto: Divulgação)

Angela destacou também o poder de repercussão do Jogo do Bem como um colaborador de doações e para a construção de uma rede de amigos do projeto.

“Foi muito importante para gente. Conseguimos equipamentos de atividades físicas, esteiras e as pessoas vêm visitar o projeto para saber também como ajudar. Uma vez estava em uma livraria e me reconheceram por causa da ação com o Jogo do Bem. Essa pessoa entrou em contato e nos ajudou. Tínhamos uma mãe que estava esperando um ano na fila para poder entrar na Afeto. Com o aumento da estrutura, pudemos cadastrá-la e ela sabe de onde veio esse incentivo. Comemoramos com muito juntos”.

Além da Amar e da Afeto, projetos esportivos do estado foram beneficiados com 27 kits com bolas, coletes e cones. Neste ano, em sua segunda edição, o Jogo do Bem vai apoiar o Novo Jeito, o Além da Cura, e os projetos da UNICEF no estado, além de 40 iniciativas esportivas.

Esteiras e equipamentos físicos doados pelas pessoas que conheceram a Afeto, a partir do Jogo do Bem. (Divulgação)

Esteiras e equipamentos físicos doados pelas pessoas que conheceram a Afeto, a partir do Jogo do Bem. (Divulgação)

Para contribuir com esse movimento por impacto social e ainda conferir uma partida repleta de craques e ídolos, compre seu ingresso para o Jogo do Bem, a partir de R$ 5 e compareça na Arena de Pernambuco, quinta-feira (21), às 20h.

Os bilhetes podem ser adquiridos online, através do www.bilheteriadigital.com ou nos pontos físicos: Lojas Chilli Beans (Shoppings RioMar, Recife, Tacaruna, Boa Vista e Guararapes), Restaurante Manacá Grill (São Lourenço da Mata) e loja Photoshop (Camaragibe).