love.fútbol Japão arrecada fundos para projeto no Recife

Quando visitou o Brasil, em julho de 2017, Ryoya Kato, fundador da love.fútbol Japão, conheceu o campinho de areia na praia de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife e a história das crianças que lá jogam. Mesmo em dias de chuva, meninos e meninas do projeto social Driblando o Crack, um dos grupos que usa o espaço com frequência, não largam a bola. Porém, localizado entre uma avenida movimentada e o muro de contenção do mar impróprio para o banho pelo risco de ataques de tubarão, o local não é dos mais seguros. 

Após um estudo cuidadoso de viabilidade para encontrar uma solução que garanta mais segurança para as crianças, Ryoya articulou uma campanha para arrecadar fundos que está em sua fase final - encerra na próxima segunda-feira (19) - e muito próxima de alcançar a meta de 2 milhões de ienes japoneses (cerca de R$ 62 mil reais).

Com a meta alcançada, a previsão é que a reforma comece no segundo semestre de 2018. O projeto vai instalar alambrado, redes, iluminação, traves e marcações no campinho. Seguindo a metodologia dos projetos love.fútbol, o intuito é criar, junto com os moradores, mais que um lugar para jogar. Através de mobilização coletiva e comunitária, vamos desenvolver uma plataforma de impacto social duradoura e sustentável na comunidade, que será a responsável pela gestão e manutenção do espaço, após as obras.

 Campinho que será reformado, em Brasília Teimosa. 

Campinho que será reformado, em Brasília Teimosa. 

Ao todo, estima-se que cerca de 5.900 crianças e jovens fazem uso do campinho. “Queremos dar oportunidade para as crianças crescerem, encontrarem os amigos que levarão para o resto da vida, sonharem e experimentarem com mais segurança. Desta vez, a campanha visa um projeto no Brasil e vamos trazer as lições aprendidas para Japão, onde também existe a demanda por espaços seguros para as crianças se desenvolverem.”, destacou Ryoya.

 love.fútbol Japão e a campanha organizada por Ryoya no noticiário japonês

love.fútbol Japão e a campanha organizada por Ryoya no noticiário japonês

PARCERIAS

Para promover a campanha, Ryoya conta com ajuda de amigos e conhecidos e com o apoio da Guaraná Antarctica Japão.

Outra grande notícia é que a love.fútbol Japão fechou recentemente uma parceria de Responsabilidade Social com o Grulla Morioka, time da Liga Japonesa. Entre outras ações, o simpático e curioso mascote do clube - uma imitação gigante de uma garça feita em dobraduras de papel - vai exibir a marca da organização.

 Mascote do  Grulla Morioka, Kizuru. 

Mascote do Grulla Morioka, Kizuru.