love.fútbol amplia vagas do projeto Jogada do Futuro, em São Lourenço da Mata (PE)

A iniciativa passa a atender 120 meninos e meninas da região. Antes eram 66 crianças - de sete a 17 anos.

Com quatro anos de atuação na comunidade de Penedo de Cima, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, o projeto de futebol educacional Jogada do Futuro duplicou o número de vagas para crianças e jovens este ano. .

Os alunos terão dois encontros semanais que vão incorporar treinamento tradicional e o futebol educacional, metodologia que usa o esporte como plataforma para abordar temáticas sociais como Direitos Humanos e combate ao preconceito. O início dos treinos será na primeira semana de abril, e vão acontecer na quadra na quadra que fica ao lado da Escola Municipal Paulo Gomes. O espaço de jogo foi construído pela própria comunidade, em projeto da love.fútbol inaugurado em 2014. Atualmente, a manutenção da quadra é realizada pela própria comunidade, através de uma comissão de vizinhos criada durante a construção. O grupo de moradores realiza ações periódicas de arrecadação de fundos para garantir que o espaço continue ativo e em boas condições.

A nova fase do projeto, lançada oficialmente na última quinta-feira (22), conta com patrocínio de Gatorade, via Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco. Além do aumento de vagas, o novo aporte de recursos permitiu mais investimentos na equipe do Jogada do Futuro, que agora conta com as educadoras Gleice Falcão (ex-Sport e Náutico) e Camila Lima; a assistente social Eliane Sebastião, que atua em comunidades do município; e monitores que darão suporte aos alunos e familiares. Os novos membros do time se juntam aos educadores Flávio Lira e Carlos Alberto, que desenvolvem o projeto desde sua criação, em 2014.

futebol-feminino-jogada-do-futuro-lovefutbol.jpg

“Estamos com uma equipe bastante qualificada para essa nova fase do projeto. Vamos trabalhar os fundamentos do futebol com as crianças, como passe, finalização, posicionamento; e também métodos como o Futebol 3, em que os participantes discutem as regras antes de cada atividade e conversam sobre o que aprenderam depois da prática. Com isso, é possível construir valores sociais que vão além do rendimento no esporte  junto aos jovens.” explicou Lira.

Para se inscrever no Jogada do Futuro, é preciso estar regularmente matriculado na escola e alunos da rede pública têm prioridade. A assistente social do projeto irá acompanhar a frequência e o desempenho escolar dos participantes. Os alunos matriculados no Jogada do Futuro contarão ainda com monitoramento de saúde infantojuvenil, realizado três vezes por ano por uma equipe de médicos, nutricionistas e profissionais de Educação Física. Assim, será possível acompanhar o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças e jovens atendidos. Todos os participantes também receberão um kit de material esportivo completo para treinarem.

O projeto ainda proporciona atividades extra e novas experiências para as crianças e a comunidade. Nos quatro anos de atuação, Magrão, goleiro do Sport e Hernanes, meia do Hebei China Fortune e embaixador da love.fútbol, visitaram a comunidade e compartilharam experiências com as crianças. Também foram realizados torneios femininos e masculinos, com partidas finais na Arena de Pernambuco.

Para o Diretor de Desenvolvimento da love.fútbol Breno Lacet, programas como o Jogada do Futuro são uma oportunidade de ampliar o impacto da quadra construída pela comunidade em conjunto com a organização. "É um projeto que complementa o nosso trabalho de criação de espaços que vão além de esporte e funcionam como locais de aprendizado e convivência."