Moradores da Cohab 1, em Garanhuns, inauguram quadra poliesportiva construída coletivamente  

A comunidade da Cohab I, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, pode se orgulhar por ter concretizado um sonho. Após três meses de construção e muita dedicação dos moradores, a quadra poliesportiva ficou pronta e será inaugurada nesta quarta-feira (4 de julho). O projeto transformou o terreno do Campo do Chafariz, próximo à creche Lar da Criança Santa Maria, no primeiro espaço esportivo público da região.

O projeto da ONG love.fútbol com o patrocínio da Ferreira Costa, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, somou mais de 300 voluntários. Movidos ao som do Reisado, dança folclórica forte na região, os mutirões transbordaram energia. Dona Filó, moradora da região, resume o sentimento da comunidade.

Veja também: Como construir um campinho com sonho, suor e concreto (e amor)

“A comunidade sempre tomou a frente quando o objetivo era o bem comum de todos. E essa quadra era um sonho antigo dos moradores daqui. Só precisávamos de um empurrãozinho para conseguir. Quando surgiu a oportunidade, abraçamos com todo amor e o resultado foi maravilhoso. Agora temos um lugar seguro para nossos filhos e netos praticarem esportes. Sem carros passando perto do campo, buracos e outras coisas que faziam mal ao espaço. A Cohab I tem a responsabilidade de cuidar desse patrimônio, mas ele será aberto a nossos vizinhos de Garanhuns e quem mais quiser utilizá-lo.”

Veja também: Conheça Cohab 1, em Garanhuns, local do primeiro projeto love.fútbol no Agreste pernambucano

A Cohab I foi inaugurada em fevereiro de 1968 pela então Companhia de Habitação de Pernambuco. O espaço onde o projeto foi desenvolvido surgiu com a chegada dos moradores, que passaram a utilizar o terreno para a prática do futebol amador. Atualmente, 915 famílias vivem na localidade e a estimativa é que cerca de 1.200 crianças e jovens da Cohab 1 e de outras comunidades do entorno utilizarão o espaço anualmente. A prefeitura municipal de Garanhuns colaborou com a liberação do terreno para o desenvolvimento do espaço e deve assegurar os recursos para iluminação do espaço esportivo.

“A love.fútbol vê no futebol mais do que um jogo, é a nossa maior paixão e parte importante da nossa cultura. Quando os olhos do mundo se voltam para o futebol do maior evento esportivo do planeta, ficamos muito felizes por ver essa conquista na Cohab, que é coletiva: da comunidade e voluntários, seus grupos culturais, esportivos, religiosos, patrocinadores e diversos parceiros do projeto. Esse novo campinho já nasce gigante, fruto de muito trabalho e colaboração, e cheio de uma história que viverá por gerações”, destacou o Diretor de Desenvolvimento da love.fútbol, Breno Lacet.

“Sempre tivemos um compromisso com Garanhuns, onde a Ferreira Costa nasceu e começou a construir sua história. Poder viabilizar esse sonho e participar de um projeto onde conseguimos contribuir com o desenvolvimento da comunidade, vendo pessoas tão envolvidas em busca do bem comum é uma conquista para nós. Transformamos o investimento feito através da lei de incentivo em conhecimento e união para a comunidade. Nesse período, eles aprenderam novos ofícios e puderam se conhecer melhor, descobrindo o poder que o espírito de cooperação e união tem”, complementa Flávia Chiba, gerente de Marketing corporativo da Ferreira Costa.

Veja também: Música, festa e trabalho coletivo no primeiro mutirão da Cohab I, em Garanhuns.