Paixão além das 4 linhas: Livros, música e filmes para quem ama futebol, por Lu Castro

Se você chegou até aqui é provável que seja uma pessoa apaixonada pelo futebol. E essa paixão, a gente sabe, nunca se resume às quatro linhas. Ela extrapola e invade (de um jeito bom) todas as outras áreas de interesse. Ou, se observarmos de um outro ângulo, talvez a paixão pelo esporte nos faça ver futebol em tudo mais que gostamos.

Convidamos a jornalista, roteirista e produtora, Lu Castro para compartilhar indicações literárias, cinematográficas e musicais relacionadas ao esporte mais popular do planeta. Lu é militante do futebol das mulheres (#JogaPraElas), colunista de diversos sites especializados, pesquisadora do futebol e curadora da exposição 60/30 - Conquistas do Futebol Brasileiro.

Confere a lista e os comentários de Lu!

Nº 5 - World in motion - New Order / Música

Esse som do New Order é, sem dúvida, uma convocação. Tudo bem que é uma convocação ao ingleses, mas não importa. Se a música é universal, várias delas são submetidas a diversas torcidas. É só ouvir um pouco de “World ini motion” pra se contaminar, sobretudo por se tratar da banda inglesa com três integrantes remanescentes do Joy Division. Uma pérola!

Nº 4 - Torcidas Organizadas na América Latina / Livro

Livraço de Bernardo Buarque de Holanda. Disseca a questão cultural das torcidas organizadas latinas sem nos cansar com o academicismo. São diversos estudos apresentados durante o encontro de especialistas no estudo da formação das torcidas organizadas e barras na América Latina.

torcidas_organizadas_capa.jpg

Nº 3 - À procura de Eric / Longa de Ficção

Looking for Eric” é um longa dirigido por Ken Loach, diretor britânico com uma extensa carreira no cinema e com várias premiações. O filme conta a história de Eric Bishop, um homem de meia idade com a vida toda bagunçada e que tem em Eric Cantona a figura de ídolo. Mas eis que Cantona em pessoa aparece e o ajuda a tomar o rumo de sua vida.

procura_eric.jpg

Nº 2 - Brasil x Argentina - Histórias do maior clássico do futebol mundial (1908-2008) / Livro

Newton César fez uma pesquisa absolutamente fundamental para entendermos a rivalidade entre brasileiros e argentinos dentro e fora de campo. Não é apenas um estudo futebolístico, Newton esmiúça a relação Brasil-Argentina como ninguém.

brasil_x_argetina_capa.jpg

Nº 1 - Maradona por Kusturica / Longa Documentário

Não é apenas um documentário biográfico sobre Diego Armando Maradona, é uma declaração de amor de Emir Kusturica pelo ídolo argentino de uma maneira que só o cara que dirigiu “Black Cat White Cat” e “Quando papai saiu em viagem de negócios” sabe fazer.

maradona_kusturica_capa.jpg