Carta para Marta por Pedrinho Fonseca para #JogaPraElas

Marta,

família é um campinho de várzea. Não tem grama verde para se gabar. Rede, quando não tem grandes furos, é luxo. A marcação de cal some, cabelos brancos surgem. As traves, meio capengas, permanecem de pé mais por crença do que por engenharia. A gente cobra escanteio, corre para cabecear, espera rebote, ataca e defende. Não tem banco de reservas, todo mundo é titular e joga todos os tempos, ainda que se prorrogue algum sofrimento, ainda que haja pênaltis para os de coração forte. Nesse campinho que dorme cedo por não ter refletor, a gente joga aberto. Joga limpo. Joga duro, quando necessário, mas essa não é a regra. O fundamental é que a gente joga junto. E num campinho assim, simples, feito a casa muito engraçada de Vinícius, um campinho familiar, a seleção precisa estar muito entrosada. E está. Veja essa da foto: é a centroavante, Teresa, a caçula na escada-arquibancada. Joga no ataque, que é uma maneira de garantir seu espaço no time que, quando ela chegou, já tinha dois titulares: João na defesa, zagueiro que não machuca adversário, e Irene, filha do meio que domina o meio-campo da casa inteira. Nesse time ainda há uma capitã, líder insubstituível, craque na difícil arte de manter o espírito de equipe mesmo quando estamos em algum jogo perdido, levando uma goleada. Lua, esposa e mãe. Estaria contente só de vê-los jogar, mas fui convocado para ser pai. Um lateral pesado, meio fora de forma, sem pique, mas que entendeu o seu papel. E aqui estou, me preparando para vê-la entrar em campo daqui a pouco, na Copa do Mundo Feminina, no Canadá. Torcendo para que o seu exemplo seja o exemplo a ser seguido pela minha família, principalmente pelas minhas duas filhas. Que os ídolos delas sejam ídolas, feito você. Mulheres raras, únicas, que vencem na vida. Bom jogo, Marta. #jogapraelas

Do seu fã,

Pedro.

Pedrinho Fonseca, ilustre parceiro #JogaPraElas, forma time com Lua, João, Irene e Teresa. Mais textos dele podem ser vistos no www.doseupai.com.

#JogaPraElas é uma campanha para estimular a seleção brasileira feminina, que está disputando a Copa do Mundo de Futebol Feminino, a jogar por todas as meninas que praticam e gostam de futebol Brasil afora. Queremos atrair mais interesse do público pelo futebol feminino, pela igualdade de gênero no esporte, e assim, inspirar as garotas e fazê-las se sentirem mais representadas. Participe usando a hashtag #JogaPraElas, compartilhando fotos e vídeos de apoio e nos marcando no FacebookTwitter e Instagram!


Primeira vez por aqui? love.fútbol é um movimento que mobiliza e integra comunidades através do futebol, enquanto elas planejam, constroem e mantém seus próprios campos. Sonhamos com um mundo onde todas as crianças tenham a oportunidade de expressar plenamente sua paixão pelo jogo. Conheça a love.fútbol.


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas e ajude-nos a espalhar a missão da love.fútbol para mais pessoas! :)


Quer contribuir com a missão de fortalecer comunidades através da paixão pelo futebol?