Sonhos e muita bola: Esterfany, a menina do Jogo do Bem

Passadas largas e cabeça erguida. Passe refinado. Na medida. Características típicas da camisa dez. No projeto de futebol educacional Sensação, em Tiúma, São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, ela pertence a Esterfany Maria dos Santos, de 14 anos. Única menina entre 90 garotos que correm atrás da bola no campo de gramado espaçado e areia.

“Ela é a melhor meia armadora do time. Tem ritmo e muita qualidade. Só não dou a faixa de capitão por causa da timidez para falar em campo.”, Flávio Lira, técnico e coordenador do Sensação.

Esterfany é mesmo de poucas palavras, mas de muitos sonhos. O principal deles é se tornar atleta profissional e atuar pelo Sport, clube do coração.

“Gosto muito do Sport e da torcida, mas se for outro time também não tem problema.”

Poderia ser o Vitória de Santo Antão, por exemplo, clube que mais investe no futebol feminino nos últimos anos em Pernambuco, com jogadoras convocadas frequentemente para a Seleção Brasileira e que chegou a disputar a Libertadores da América. Esterfany foi aprovada em uma peneira do clube, mas decidiu não ficar no alojamento a 60km de casa, para permanecer perto da mãe, que vive com ela em Matriz da Luz, outro distrito de São Lourenço.

“Eu teria que ficar morando lá no Vitória para poder treinar. Mas conversei com minha mãe e achamos que ainda não era o momento.”

Esterfany no Jogo do Bem 2017. 

Também por orientação e cuidados da família, Esterfany teve que parar de jogar no campo da vizinhança. Agora ela só treina duas vezes por semana. Pouco para tanto potencial, que ainda esbarra, infelizmente, no preconceito.

“Os meninos que jogavam perto da minha casa não aceitavam que eu fosse melhor que eles e começaram a bater muito forte nas peladas. Aqui no projeto não tem isso. Todo mundo me respeita e posso treinar mais tranquila.”

Mesmo com a pouca idade e os obstáculos, o talento de Esterfany transborda. No final do ano passado ela foi convidada para participar da segunda edição do Jogo do Bem, realizado pelo meia Hernanes, embaixador da love.fútbol, na Arena de Pernambuco. Ela entrou, jogou e foi ganhou elogios dos companheiros de gramado e do público.

“Foi muito bom estar ao lado de jogadores como Hulk, Hernanes e Bárbara, em um estádio grande. De Copa do Mundo. Consegui fazer alguns lances e tirei fotos com eles no fim da partida.”