Se você chegou até aqui, é provável que seja, como nós e outros muitos, um apaixonado por futebol. E essa paixão, a gente sabe, nunca se resume às quatro linhas. Ela extrapola e invade (de um jeito bom) todas as outras áreas de interesse. Ou, se observarmos de um outro ângulo, talvez o fato de sermos apaixonados nos faça ver o futebol em tudo mais que gostamos. Pensando nisso, convidamos alguns apaixonados para essa série de posts com indicações literárias, cinematográficas, musicais - e o que mais der na telha - relacionadas ao esporte mais popular do planeta. Tudo incrivelmente comentado por eles. O primeiro deles é José Luiz Ratton, sociólogo, professor do Departamento de Sociologia da UFPE, e atleticano. Confiram e compartilhem, que essa série é daquelas para salvar nos favoritos!

Livros: 

O Drible, de Sérgio Rodrigues. - Para muitos, entre os quais me incluo, é o grande romance escrito sobre o futebol brasileiro. O livro é brilhante e as primeiras páginas são sensacionais. Descrevem de forma magistral o drible improvável de Pelé no goleiro uruguaio Mazurkiewicz na Copa do Mundo de 1970. Também trata de forma sensível as complexas relações entre pai e filho, mediadas e construídas a partir do futebol.

O Atleticano vai ao Paraíso, Fred Melo Paiva. - Conjunto de crônicas emocionadas da épica conquista da Taça Libertadores da América de 2013 pelo Clube Atlético Mineiro. O livro é uma delícia e um luxo para os torcedores do Galo e para os amantes do futebol. Os títulos das crônicas, o texto envolvente e irônico, as fotografias de Gabriel Castro e os insights provocativos e contra-intuitivos de Fred Melo Paiva fazem do livro leitura obrigatória para quem gosta do ludopédio.

Febre de Bola, Nick Hornby. - Livro do conhecido jornalista inglês e da sua paixão pelo Arsenal. Digno de nota: o Arsenal foi campeão inglês em 1971, o mesmo ano em que o Clube Atlético Mineiro ganhou o primeiro campeonato brasileiro. Identifiquei-me completamente com a tentativa de associar sua trajetória com a do Arsenal (da mesma forma, esta é minha relação com o Galo Mineiro).

Futebol ao Sol e à Sombra, Eduardo Galeano. - Grande livro de Eduardo Galeano sobre o futebol em geral, com atenção especial para o que se passa no Uruguai, Argentina e Brasil. Mostra a singularidade da experiência futebolística no continente de forma poética. Combina memória política, lirismo, mostrando o futebol como parte indispensável da vida.

Poema:

Futebol - Carlos Drummond de Andrade

Futebol se joga no estádio?
Futebol se joga na praia,
futebol se joga na rua,
futebol se joga na alma.
A bola é a mesma: forma sacra
para craques e pernas de pau.
Mesma a volúpia de chutar
na delirante copa-mundo
ou no árido espaço do morro.
São voos de estátuas súbitas,
desenhos feéricos, bailados
de pés e troncos entrançados.
Instantes lúdicos: flutua
o jogador, gravado no ar
— afinal, o corpo triunfante
da triste lei da gravidade.

Publicado em Poesia Errante, em 1988 depois da morte de Drummond.  Esse a gente também adora e já postamos no nosso Facebook também. Segue lá!)

Músicas

1 X 0 de Pixinguinha, composta para comemorar a conquista do Campeonato Sul-Americano de 1919 pela Seleção Brasileira.

O Futebol, de Chico Buarque, em que Chico imagina uma linha de passe imaginária entre Pelé, Garrincha, Didi, Pagão e Canhoteiro, ídolos do grande compositor. A música é um primor e a letra elaboradíssima.

Filmes

Garrincha, Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade (1963). - Documentário sobre Garrincha, com imagens incríveis do grande ponteiro direito no momento mais brilhante da sua carreira e alguns fatos curiosos sobre sua vida. O filme foi restaurado em 2006.

O Milagre de Berna, (2003) - Relata a épica e improvável conquista da Copa de 1954 pela Alemanha diante do poderoso time da Hungria.

Maradona by Kusturica, (2008) - Imperdível. Maradona como figura humana singular, paradoxal e incomparável. 


Primeira vez por aqui? A love.fútbol é um movimento que mobiliza e integra comunidades através do futebol, enquanto elas planejam, constroem e mantém seus próprios campos. Sonhamos com um mundo onde todas as crianças tenham a oportunidade de expressar plenamente sua paixão pelo jogo. Conheça a love.fútbol.


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas e ajude-nos a espalhar a missão da love.fútbol para mais pessoas! :)


Quer contribuir com a missão de fortalecer comunidades através da paixão pelo futebol?

Comment