O terceiro post da nossa série tem como convidado o Mestre em Comunicação pela UFPE, pesquisador em comunicação, educação e desenvolvimento urbano e parte do movimento love.fútbol desde 2013, Rodrigo Édipo. Além de filmes, livros, e músicas, Rodrigo também indica programas de TV e vídeos disponíveis na internet, tudo para os apaixonados pelo esporte mais popular do mundo se encherem de referências. E se você ainda não viu os posts anteriores, não deixa de conferir que tem muita coisa legal.

Futebol Além das 4 Linhas #1 - José Luiz Ratton

Futebol Além das 4 Linhas #2 - Marcelo Cavalcante

Filmes

Todos os Corações do Mundo (1995), de Murillo Sales - Esse filme era meu brother na infância. Documentário classe média altíssima sobre a Copa de 1994 que narra de forma muito bela a paixão pelo futebol. Trilha monumental, som ambiente implacável das torcidas e atletas em campo e valorização da expressividade do movimento dos jogadores, fazem parte de uma narrativa inspiradora. Poética para brasileiros e italianos chorarem no final.

Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos (2013), de Geneton Moraes Neto Proibido assistir. Uma pedrada melancólica que entrevista os onze atletas brasileiros da Copa de 1950 que - até então - eram protagonistas do maior vexame da história do futebol brasileiro. Oportunidade muito boa de ouvir relatos e entender a perspectiva de seres humanos, assim como nós, que foram massacrados por um país que nasceu, e ainda vive, com o princípio ativo da injustiça correndo nas veias.

Livros

O Negro no Futebol Brasileiro (1947), de Mário Filho - Um ato político-ideológico. Clássico da literatura do gênero, tanto futebolístico quanto afrodescendente, o livro aborda de forma muito consistente um dos problemas históricos mais indelicados, cínicos e hipócritas do nosso país. A publicação conta, através de ensaios, a trajetória de jogadores negros no futebol brasileiro e o processo de democratização do esporte. Importante na formação da identidade do brasileiro. 

ONegronoFutebolBrasileirodeMarioFilho.jpg

Tudo de Nelson Rodrigues - O melhor cronista de futebol da história. Só nascendo outro igual. Abaixo excerto do texto que escreveu ao ver jogar, pela primeira vez, Pelé, então com 17 anos:

(...) Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se imperador Jones, se etíope. Racialmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma: ponham-no em qualquer rancho e a sua majestade dinástica ofuscará toda a corte em derredor.
O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores vantagem considerável: a de se sentir rei, da cabeça aos pés. Quando ele apanha a bola, e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento. E o meu personagem tem uma tal sensação de superioridade que não faz cerimónias. (...)
Quero crer que a sua maior virtude é, justamente, a imodéstia absoluta. Põe-se em cima de tudo e de todos. E acaba intimidando a própria bola, que vem aos seus pés com uma lambida docilidade de cadelinha. (...)

Música

Futebol - Naná Vasconcelos - "Não deixe o futebol perder a dança" é o mantra da música. Recado para os que insistem em confundir dinheiro com amor.

Aqui é o país do futebol - Milton Nascimento Versão mais experimental e sofisticada que conta o "deixa o verão pra mais tarde" que é o dia de domingo para os apaixonados por futebol.

TV

Canal 100 - Obra jornalística que foi um marco cultural brasileiro e que ganhou visibilidade nacional ao contar a história das partidas de futebol com uma estética revolucionária e alta carga dramática. Ouro.

Gol o Grande Momento do futebol Programa de futebol tradicional que resgata a história do futebol brasileiro mostrando só golaços. Só funciona com a voz de Alexandre Santos.

Internet

Recomendo muito passear pelo youtube procurando highlights de grandes jogadores. Lembrar de - às vezes - ativar o mute.

Curtiu as indicações? Tem outras sugestões para dar?  Comenta, compartilha com a gente aqui ou no Facebook


Primeira vez por aqui? A love.fútbol é um movimento que mobiliza e integra comunidades através do futebol, enquanto elas planejam, constroem e mantém seus próprios campos. Sonhamos com um mundo onde todas as crianças tenham a oportunidade de expressar plenamente sua paixão pelo jogo. Conheça a love.fútbol.


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas e ajude-nos a espalhar a missão da love.fútbol para mais pessoas! :)


Quer contribuir com a missão de fortalecer comunidades através da paixão pelo futebol?

Comment