Como uma quadra de futebol mudou hábitos em uma comunidade

Em Penedo de Cima, comunidade de São Lourenço da Mata (Pernambuco), crianças e adultos se divertem na quadra ao lado da escola municipal. Nem sempre foi assim. O terreno onde hoje os mais de 100 meninos e meninas da escolinha Jogada do Futuro treinam, um dia foi baldio, irregular e sem iluminação. Embora, eventualmente, visse jogos de futebol de alguns, também era palco de desentendimentos e servia ao uso de drogas. A construção do projeto #14 da love.fútbol junto com a comunidade deu novos ares ao espaço, que hoje é ponto de encontro, local de treino e foco atividades positivas.

Read More
Futebol, paixão presente também nos I Jogos Mundiais Indígenas

Atletas de etnias indígenas de 30 países se encontraram nos I Jogos Mundiais Indígenas, no Tocantins. Durante os 13 dias de atividades, houve competições de esportes indígenas e esportes ocidentais competitivos. Segundo a organização dos Jogos, o foco do evento não é estimular a competição, mas a integração entre diversas etnias e o resgate da identidade através dos esportes.

Read More
Voluntários #lovefútbol participam de mutirão em São Lourenço da Mata (PE) #sejalovefútbol

Fita métrica, balança, câmera fotográfica, estetoscópio, sorrisos no rosto e vontade de contribuir com a comunidade. Essas foram as ferramentas dos voluntários #lovefútbol no último sábado (11), para o mutirão de avaliação física da escolinha de futebol educacional Sensação FC, de Tiúma, São Lourenço da Mata (PE).

Read More
Futebol3: esporte para estimular a criatividade e consciência crítica

No último mês, a família love.fútbol começou um novo projeto, em parceria da escolinha de futebol Sensação FC, de São Lourenço da Mata (PE), e a Brazil Foundation. Uma das tarefas é implantar a metodologia de futebol educacional da ONG streetfootballworld, o Futebol3. Para isso, na semana passada, recebemos o amigo e parceiro da Fundação EPROCAD, Gerson Fonseca, que deu uma capacitação para o nosso time e realizou o primeiro jogo de Futebol3 com as meninas e os meninos do Sensação, que existe desde 2009 e atende cerca de 250 crianças e jovens da comunidade de Tiúma.

Read More
Numa comunidade do Agreste de PE, mulheres enfrentam preconceitos em nome da paixão pelo futebol.

No dia a dia da love.fútbol, uma das etapas do nosso trabalho é a identificação de comunidades. Na prática, visitamos localidades, conhecemos as pessoas e ouvimos as suas histórias. É comum que em alguns desses lugares a conexão aconteça logo nas primeiras conversas. São o que a gente costuma chamar de “comunidades love.fútbol”.

Read More
O futebol como pano de fundo para discutir questões sociais

Que jogar futebol é divertido, faz bem à saúde, é apaixonante e estimulante, muita gente sabe e sente. O que talvez nem todo mundo tenha informação é que há pessoas no mundo inteiro usando o futebol como plataforma para trabalhar temas complexos, que vão desde questões de gênero à educação sexual. A isso se dá o nome de futebol educacional. Sim. O esporte pode ir muito além das regras e tarefas próprias a ele. Pode servir como pano de fundo e ferramenta lúdica para colocar as pessoas em contato com temáticas sociais importantes e que não são abordadas facilmente no cotidiano.

Read More
"Crianças não pertencem a prisões" #ReduçãoNãoÉSolução

“As crianças não pertencem a prisões. As crianças não devem ser mantidas em instituições fechadas privadas de cuidados, de amor e acolhimento. Elas pertencem às escolas, aos parques infantis e aos ambientes domésticos seguros” Mona Rishmawi, representante do escritório de direitos humanos no Congresso da ONU de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal.

Read More
Por que jogamos pra elas? Por Larissa Brainer - #JogaPraElas

Jogamos pra elas porque um dia, em algum lugar, um "não" foi dito a uma menina que quis jogar uma partida de futebol na rua. Porque na seleção dos times, há uma menina que não tem chance ou é a última a ser escolhida. Porque há comunidades, bairros e escolas em que as meninas sequer são consideradas para ocupar um campinho. Porque pouco se sabe sobre a história do futebol feminino (ou sobre o presente, muitas vezes). Porque há lugares, como o Zanzibar, em que muitas mulheres são julgadas como "imorais" por jogar futebol. Porque há quem diga que "futebol não é coisa de mulher". Porque em algum momento, o direito de jogar e se divertir com o futebol foi (ou é) negado a meninas e mulheres. 

Read More
love.fútbol #entrevista - Megan Shutzer: "É possível ser mulher, muçulmana e jogadora de futebol" #JogaPraElas

A love.fútbol encontrou com Megan e seu documentário entitulado New Generation Queens: uma história de futebol do Zanzibar enquanto procurava por histórias de impacto para compartilhar. O filme de Megan conta a história do futebol através da perspectiva de um time feminino em um dos lugares mais improváveis: Zanzibar, a parte semi-autônomo da Tanzânia, na costa leste da África, onde o futebol é rei, mas não é para mulheres jogarem. Essa é uma história sobre futebol, mas mais importante, é uma história sobre empoderamento de mulheres e a jornada para desafiar estereótipos consolidados e se expressar livremente. Megan conseguiu um tempo na ocupada agenda para responder algumas perguntas sobre o documentário e o próprio relacionamento com o futebol.

Read More
love.fútbol #entrevista a campeã mundial e medalhista olímpica dos EUA Tiffany Roberts

Enquanto a Seleção dos Estados Unidos se prepara para enfrentar a Alemanha mais tarde no mata-mata da Copa do Mundo de Futebol Feminino, nós tivemos a chance de entrevistar Tiffany Roberts Sahaydak. Conhecida por ser uma zagueira imbatível e por seu espírito competitivo, Tiffany estreou na seleção com 16 anos e nunca olhou para trás. De ser uma participante do icônico time vencedor da Copa de 1999 a jogar na primeira Liga Feminina totalmente profissional dos EUA, Tiffany foi uma das muitas pioneiras na história do futebol feminino no País a pavimentar o caminho para outras e a correr atrás da paixão pelo esporte. Atualmente treinadora na Flórida, ela se esforça para passar adiante sua experiência e aprendizados para a próxima geração de aspirantes a estrelas do futebol feminino.

Read More
#entrevista - Aira Bonfim/Museu do Futebol: "Foram anos de construção de uma ideia equivocada que o esporte não pertencia ao universo feminino" #JogaPraElas

Qual a participação das mulheres no esporte mais popular do Brasil? O que sabemos sobre a história do futebol feminino? Em maio deste ano, o Museu do Futebol abriu uma exposição permanente chamada Visibilidade para o Futebol Feminino, para responder essas perguntas e contar décadas de uma história muitas vezes esquecida. A pesquisadora do Museu do Futebol Aira Bonfim nos conta muito sobre a história do futebol feminino no Brasil e como ela influenciou e influencia até hoje os rumos da modalidade. Aira participou da implantação do Centro de Referência do Futebol em 2011 e tem uma história familiar com o futebol, herdada do avô goleiro, que despertou a curiosidade em praticar o esporte.

Read More
Bola pra frente. Pedrinho Fonseca para #JogaPraElas

Irene,
bola para a frente. Sempre que o mundo tentar te derrubar, te atacar, te derrotar. Bola para a frente quando ameaçarem os seus sonhos mais particulares, anularem teus desejos mais expressos, desafiarem tuas virtudes mais sólidas. Bola para a frente se a cama parecer o melhor lugar (não é), quando a comida parecer não ter gosto (tem), quando o choro não quiser cessar (enxuga a tristeza líquida, filha). Bola para a frente sempre que a dor esconder teu sorriso.

Read More
Larissa BrainerComment
#lovefutbol Entrevista - Aline Pellegrino: "Ser mulher no Brasil e jogar futebol é uma luta diária." #JogaPraElas

Aline Pellegrino nasceu dois dias antes da semi-final em que o Brasil perdeu para a Itália em 1982, "assistiu" o Mundial da barriga da mãe. Nas palavras dela, ela já nasceu gostando do jogo. O amor pela bola a acompanhou sempre e a levou a uma carreira de 15 anos no esporte, a ser capitã da Seleção Brasileira de Futebol Feminino entre 2005 e 2013, a ser medalhista olímpica e hoje, co-diretora da organização Guerreiras Project, iniciativa internacional que usa o futebol como ferramenta para combater preconceitos de gênero. Nesse papo com a love.fútbol Aline nos fala um pouco do que é ser jogadora de futebol no Brasil, das dificuldades e do seu sonho para a modalidade.

Read More
Carta para Marta por Pedrinho Fonseca para #JogaPraElas

Marta,

família é um campinho de várzea. Não tem grama verde para se gabar. Rede, quando não tem grandes furos, é luxo. A marcação de cal some, cabelos brancos surgem. As traves, meio capengas, permanecem de pé mais por crença do que por engenharia. A gente cobra escanteio, corre para cabecear, espera rebote, ataca e defende. Não tem banco de reservas, todo mundo é titular e joga todos os tempos, ainda que se prorrogue algum sofrimento, ainda que haja pênaltis para os de coração forte. Nesse campinho que dorme cedo por não ter refletor, a gente joga aberto. Joga limpo. Joga duro, quando necessário, mas essa não é a regra. O fundamental é que a gente joga junto.

Read More
Fortes e inspiradoras: garotas mostram "cara de jogo" antes de entrarem em campo #JogaPraElas

Os minutos que antecedem uma partida são fundamentais para quem é atleta. Todo mundo sabe que não é só o preparo físico que determina o bom desempenho, a mente também tem seu papel.  O projeto #GameFaces, da fotógrafa Andrea Corradini para a Wildfang, mostra as caras de algumas meninas pouco antes de entrarem em campo. O ensaio mostra o poder e a motivação dessas jovens jogadoras. Confere aí as fotos e as histórias dessas autênticas boleiras! :)

Read More
love.fútbol #entrevista Rodrigo Lobo: O mais interessante no futebol é o que não está dentro das quatro linhas.

Rodrigo Lobo começou cedo a se relacionar com câmeras, imagens. Com 15 anos, fez curso de Cinema, virou assistente de câmera, trabalhou em filmes. Ainda adolescente, no curso de Jornalismo, encontrou a profissão a qual se dedicou por boa parte da carreira até agora: fotojornalista. Trabalhou no Jornal do Commercio por 13 anos, participou de grandes coberturas, fotografou muitas partidas de futebol, ganhou prêmios. Hoje, voltou ao audiovisual, com produtora própria, a Rói-rói, mas não deixou de lado a fotografia autoral. Nessa conversa, Lobo, um apaixonado por futebol como a gente, conta um pouco da relação futebol x fotografia na vida dele e de como deu início a um projeto de registros do espírito do futebol de várzea.  

Read More